sexta-feira, 18 de junho de 2010

AULA 01 - MANUAIS DE IDENTIDADE VISUAL

Criando uma Identidade Visual

Para quem projeta a marca é fácil de imaginar suas aplicações, mas quando a marca vai para uma gráfica, para impressões de papelaria, internet, etc., pode haver uma distorção total do que foi projetado. Para evitar esse tipo de problema que um manual de marca - ou Brand Book - existe.

Nessa aula, preferi demonstrar alguns manuais de identidade, já que vocês já possuem logomarca. A idéia é desconstruir erros e criativamente montar um manual próprio, que defina e espelhe a verdadeira intenção das suas logos, e como elas devem ser utilizadas em diferentes superfícies.

Boa aula!

Renan


Melhor do que dizer como fazer, é observar alguns modelos. Na nossa área, não existe um padrão inflexível para nada. Nesse caso, trazer o que deve ou não deve possuir um manual não é objeto de padronização, e sim de orientação lógica para uma tendencia de mercado. Cada caso, repito, é um caso.


LEVITRON

MANUAL DO SKYPE

SAMU

GOVERNO DO PIAUÍ





LOGOMARCAS CRIADAS PELA S/A PROPAGANDA

NOTÍCIA: Nova logomarca da Prefeitura de Teresina causa polêmica




DICAS:

Como Registrar a marca
Se quisermos registrar a marca Bela Flora, nós devemos entrar em contato com o INPI - Instituto nacional de Propriedade Industrial. Uma marca pode ser - de acordo com o INPI - um nome, símbolo ou figura utilizada para identificar a empresa, produtos ou serviços, entidades. As marcas podem ser do tipo: Produto ou serviços, Certificação, Coletivas, Figurativas, Nominativas e Mistas (combinação de logotipo e símbolo). Este será o caso deste tutorial: desenvolveremos o logotipo e o símbolo da empresa !

Após concedido o registro da marca, ele é válido por 10 anos contados a partir da data da expedição do certificado, podendo ser prorrogado por períodos iguais (10 anos) indefinidamente.

Diferenciando Marca de Produto
- curiosidade
Outro ponto bastante importante e que deve ficar claro na hora de criarmos uma Identidade Visual é a diferenciação de Marca e Produto. É bastante comum ouvirmos pessoas dizendo: "Preciso comprar um Bom-Bril" ao invés de simplesmente dizer: "Preciso comprar uma esponja de aço". Após alguns anos de propaganda e divulgação do produto as pessoas passam a incorporar a marca ao produto :) ...

Criando a Identidade Visual
- Elementos básicos: Símbolo, Logotipo, Marca, cores padrão, logotipia, regras de uso, aplicações da marca
- Assinaturas
: slogan
- Papelaria
: Papel de carta, cartão de visita, envelopes, etiquetas, formulários, memorandos, folhetos, pastas e folder
- Complementos
: Uniforme, Crachás, Camisetas de brinde e canetas

Antes simplesmente criarmos o manual no CorelDRAW, por exemplo, devemos ler e reler o Briefing, analisando-o cuidadosamente para que possamos criar uma Identidade Visual de acordo com o que nos foi passado! Além disso, devemos analisar a Identidade dos concorrentes - que será discutido a seguir:

Analisando a concorrência - o que teremos de diferencial?
Embora muitas pessoas não dêem a devida importância, a análise da concorrência é extremamente importante! Através dela percebemos como o mercado enxerga a postura de uma determinada marca, como foi desenvolvida sua I.V e se ela é bem aceita! Além disso, podemos encontrar qual será o diferencial e procurarmos expressar este na Identidade Visual da empresa!

No caso deste tutorial, já vimos que a empresa tem uma preocupação muito grande com o meio-ambiente e isto nos servirá como diferencial na hora de criarmos toda a sua Identidade Visual! A partir da próxima página começaremos a ver a parte prática deste tutorial, ou seja, a criação do manual!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário